top of page

Google Street View: Foto 360 é a nova tendencia em visualização de ambientes


​​

Olá seja Bem Vindo ao Estratégias Digitais, um blog com artigos voltados às principais Soluções Digitais disponíveis no mercado on-line atualmente. Atenção empreendedores dos ramos imobiliário, hotelaria, gastronomia, diversão, cultura, turismo, enfim todos os segmentos que exploram a visualização de ambientes, preparem-se para viver uma nova experiência nesse quesito.

A Google, maior companhia de comunicação do planeta, anunciou em setembro de 2015 que o seu produto de imagens imersivas para empresas denominado Google Business View, ganhou uma nova roupagem, novos recursos e soluções mais eficazes e passou a se chamar Google Street View|Trusted, e a empresa garante que será a nova sensação do mercado fotográfico, principalmente para os segmentos listados acima.

O que é afinal a Fotografia Panorâmica Imersiva 360°?

É uma técnica fotográfica aplicada em diversas fotografias, tiradas a partir de um mesmo ponto, com equipamentos específicos, transformando o ambiente em uma única fotografia 360° com visão total de qualquer direção, chão, teto, e todos os lados, criando ao usuário a impressão de que ele esta presente no determinado local.

Como usar essas fotos? Por onde eu acesso?

As fotos 360° são uma tecnologia digital que dependem de um dispositivo para exibí-las, geralmente são utilizadas nos meios on-line (sites, blogs, redes sociais, mailling, newsletter, layout gráfico, etc), mas também podem ser utilizadas diretamente de um dispositivo como telas touchscreen em stands e exposições, telões de apresentações e palestras, televisores em recepções, vc comercial para TV, etc).

Esse produto é uma novidade?

Não. As fotos 360° estão tentando vingar no mercado de visualização de ambientes há mais de 12 anos e um dos maiores apoiadores e financiadores desse movimento é o Google que utiliza e evolui as imagens imersivas através do Street View, um produto que mostra praticamente todas as ruas do mundo em 360°, sublocado ao GoogleMaps.

Porque somente agora vai criar tendência?

Por se tratar de uma imagem gerada a partir de diversas outras imagens que necessitam de um software que a transforme em um ambiente virtual navegável e independente, com liberdade de movimentos por parte do usuário, e mais um conjunto desses ambiente porque uma foto isolada não tem graça, o legal do negócio é ter a sensação de que caminha pelo local. Estamos falando de muitos megabites. Era um produto muito grande e pesado para rodar em uma plataforma online. Os anos se passaram, a Google investiu pesado em tecnologias de imagens, adquirindo companhias de software, empreendeu projetos milhonários, Desenvolveu novas tecnologias multimídia, lançou redes sociais de fotos, aplicativos de edição gratuitos, rede social de foto 360°, fotografou praticamente o mundo inteiro em 360°, aperfeiçou os seus sistemas de comunicação, lançou novas linguagens de programação mais leves e finalmente, aumentou infinitamente o tamanho da internet e suas conecções.

Agora sim, estamos prontos para acessar as fotografias e os tour virtuais, com rapidez e qualidade impressionantes e apreciar os mais remotos locais de todo o planeta a partir de qualquer dispositivo conectado à internet (computador, tablet, smat, celular, televisão, relógio).

Qual o diferencial do produto?

Alem da liberdade de escolha, uma tendência crescente dos novos tempos, o produto será a principal vitrine do estabelecimento nas buscas e no Google Maps. Uma vez que o produto é integrado ao Maps, a empresa oferece uma série de vantagens para o estabelecimento que possui as imagens, dando destaque nas classificações do portal. Vale lembrar que o google não cobra nada por esses serviços, apenas indica profissionais habilitados a prestar o serviço para que você possa contratar os serviços de produção dos ambientes. Hoje algumas agências digitais oferecem os serviços com valores que variam de 150,00 a R$300,00 por ambiente, e oferecem softwares completos com botões estilizados, aplicativos multimídia, em um tour independente para colocar no site do empreendimento, já que a exposição oferecida pelo google maps gratuitamente é focada somente nas imagens dispensando outros recursos dentro do tour virtual.

Quais setores serão mais beneficiados com essa tendencia?

O Google acredita que o ramo hoteleiro é o principal foco do produto, criando inclusive produtos exclusivos com pré-reservas, localização e foto 360 para apresentar os estabelecimentos no portal de buscas google.com. Outro segmento que deve ter um impacto grande com a tecnologia imersiva é o ramo de imóveis, uma vez que expandirá o mercado aos consumidores on-line, possibilitando uma pré-visualização do ambiente antes da visita de inspeção e compra. Especula-se que devam surgir plataformas P2P de portifólios imobiliários 360°, expondo os imóveis com apresentação personalizada.

Não podemos esquecer jamais dos restaurantes, bares, casas noturnas, parques temáticos, casas de festas, espaços decorados, casas de espetáculos, museus, pontos turísticos, atrativos naturais, monumentos, estâncias, comércios, prestadores de serviços, etc.

Mas será que vai dar certo?

Infelizmente eu não posso lhe afirmar com certeza absoluta, mas tenho muita convicção de que será uma tendencia estabelecida. Afinal, se a maior empresa de tecnologia da informação aposta no produto, quem sou eu pra falar o contrário. Deixo aqui um link para ver o que o Google pensa das fotos 360° e como eles estão vendendo seu peixe: http://www.google.com/maps/streetview/trusted/ . Um abraço e até o próximo contato.

Nota : Espero que este artigo tenha lhe esclarecido algumas dúvidas a respeito de como atrair mais clientes para seu comércio eletrônico. Se ainda estiver com dúvidas a respeito deste assunto não exite em nos enviar um e-mail para thayus@estrategiascriativas.blog.br com a sua dúvida, crítica ou sugestão, será um imenso prazer lhe retornar e poder ajudar.

O QUE ACHOU DESTE ARTIGO?

MAIS ARTIGOS

bottom of page