Como enfrentar a crise?

Entenda o que seu empreendimento está passando e aprenda técnicas incríveis para superar as dificuldades da crise financeira.

O Brasil enfrenta uma das maiores ‘recessões econômicas’ de sua história. Nunca em todo nossa jovem existência vivemos um período de tantas perdas. Perdemos poder de compra, perdemos credibilidade, perdemos nossa riqueza, perdemos a dignidade. O país virou um grande ‘meme’ internacional.

Diante de tantas baixas e pouquíssimas perspectivas de crescimento o que devo fazer com meu empreendimento? A crise vai falir minha empresa?

Apesar de criar inúmeras dificuldades, a crise não é o fim do consumo. As pessoas continuam consumindo, porém menos e melhor, de forma mais pensada. Com pouco dinheiro o mercado não se dá ao luxo de fazer experiências ou provar novos produtos, o mercado busca soluções. O consumidor compra o que é mais necessário, e o que é possível ser comprado com a quantidade de dinheiro que ele dispõe. Para superar a crise e continuar crescendo, basta ser a solução que o mercado procura.

A seguir abordamos cinco definições simples que mudarão sua visão a respeito da crise.

1° - Mudança: Toda crise é uma mudança do ‘stablishment’ vigente. É uma mudança para pior, mas não deixa de ser uma mudança. Portanto mude também! Você precisa mudar radicalmente o ‘modus operandi’ de seu empreendimento. Não para pior! Estude a situação econômica, entenda as novas necessidades do consumo e se adapte ao novo sistema do mercado.

2° Planejamento: Todo empreendimento começa com um objetivo. Seja o ato de atravessar a rua ou construir uma casa. Tudo tem um objetivo maior que a ação. Após definir seus objetivos observe que outro ponto crucial para realização do projeto são as ações empreendidas para atingir tal objetivo e por fim determina-se um prazo para cumprir tais ações e atingir de fato o objetivo. Afinal, eu preciso atravessar a rua para ir ao mercado comprar comida para o almoço, a tempo de ainda preparar o almoço…

3° Comunicação: Comunique-se com seu público. O mundo está 100% conectado, as pessoas se relacionam cada vez mais. As correntes ideológicas são cada vez maiores e mais respeitadas, ou seja, influenciam cada vez mais opiniões. Seu empreendimento precisa criar uma identidade ideológica também para se comunicar com os ‘novos consumidores’. As empresas precisam encontrar o equilíbrio entre sustentabilidade, assistencialismo, conhecimento, solução e lucratividade. Os consumidores valorizam cada vez mais as marcas, gere conteúdo para promover seus conhecimentos e ações, conquistando a credibilidade dos consumidores.

4° Inovação: Siga as tendências globais. Acompanhe as novas tecnologias e mantenha seu negócio sempre atualizado. A Comunicação Digital já é uma realidade e cria a cada dia novas tendências de consumo. A Tecnologia Mobile (comunicação móvel), utilizada em celulares, smarts, tablets e outros dispositivos, possibilita que o mundo inteiro esteja presente na palma de sua mão, literalmente, e já é considerada a principal tendência para os próximos anos.

5° Profissionalismo: Note que o consumidor tem acesso à informação, possibilidade de comparar produtos e preços e analisar opiniões para, a partir daí, decidir pela compra. O processo é cada vez mais complexo e exigente. Capacite seu empreendimento, esteja preparado para ser o diferencial do mercado. Forme uma equipe de colaboradores altamente capacitada e contrate serviços de profissionais capacitados para apresentar sempre o melhor.

Após analisar os 5 eixos cruciais para superar a crise, note que o comportamento do consumidor mudou bastante nos últimos anos. Estamos superando uma fase de transição e consolidando o compartilhamento de informações como o principal agente de comunicação. Aprendemos a distinguir as boas informações das crendices e brincadeiras que a internet nos proporciona e passamos a usar a globalização de maneira mais estratégica, ou seja, de forma mais pensada.

Nós da Agência Onde, apostamos na qualidade da informação como diferencial para cativar os consumidores. Acreditamos que o Marketing de Conteúdo (Artigos, Blogs, Vídeos, Catálogos, Infográficos, Formulários, News, E-Books, Fotos, Landing Pages, White Papers, etc), serão o diferencial para 2016 e ao menos pelos próximos 2 anos.

Nota : Espero que este artigo tenha lhe esclarecido algumas dúvidas a respeito de como atrair mais clientes para seu comércio eletrônico. Se ainda estiver com dúvidas a respeito deste assunto não exite em nos enviar um e-mail para thayus@agenciaonde.com com a sua dúvida, crítica ou sugestão, será um imenso prazer lhe retornar e poder ajudar.

#mktconteúdo #ebook #infográficos #mktdigital #fotografia #crise #agencia